O Partido dos Trabalhadores realizou no último domingo (3), um seminário sobre a situação da Autarquia que é responsável pela água e o esgoto de Sete Lagoas, bem como dos problemas que a cidade enfrenta com o esgoto produzido aqui.Com boa participação de militantes, o encontro aconteceu no auditório do Colégio Dom Silvério de 9h às 12h30. Hugo Lyra, militante do PT e diretor do Sindágua, sindicato que representa a categoria, foi o primeiro a falar. Ele relatou a todos os presentes a situação de apreensão e instabilidade vivida por todos funcionários da autarquia com a possível venda do SAAE para a Copasa. Segundo Hugo, “ os trabalhadores(as) do SAAE entregaram para a atual administração um documento com propostas de melhorias para o SAAE, mas até hoje nada foi feito. Os trabalhadores não são escutados pela atual administração.” Lidiane Carvalho, outra militante do PT fez uma explanação rica em detalhes sobre a atual situação estrutural do SAAE. Num trabalho de pesquisa, Lidiane mostrou a todos presentes o que o SAAE realiza hoje tanto na área de abastecimento de água, quanto no tratamento de esgoto. Dos recursos federais investidos em abastecimento de água e tratamento de esgoto, somam-se 70 milhões de reais, podendo chegar a 140 milhões com o PAC 2.
Na segunda parte foi aberto debate entre os petistas. Diversos companheiros(as) usaram da palavra para expor opiniões. A maioria dos presentes defenderam a permanência do SAAE como autarquia gestora dos serviços de água e esgoto no município. Foi unânime a necessidade de mudanças significativas no SAAE para melhor prestação de serviços à comunidade e solução urgente para o esgoto produzido pela cidade e jogado em lagoas, córregos e rios.
Encaminhamentos do Seminário:
- O Partido dos Trabalhadores de Sete Lagoas apoia a permanência do SAAE como gestor dos serviços de água e esgoto na cidade.
- A bancada do PT apresentará proposta de legislação que exige uma consulta popular sobre a mudanças na gestão da água e esgoto no município.
- Reunião com os trabalhadores do SAAE.
- O Partido vai buscar o diálogo com a sociedade sobre o assunto.
- O PT irá realizar mais encontros para discutir o tema, entre eles o estudo da lei 11.445/2007, que é a lei do saneamento básico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário