Como pode-se ver nesta foto de Ciro Gomes (PSB) durante a carreata pró-Dilma Rolusseff, hoje em Fortaleza, o ex-deputado não perdeu a fixação no seu arquiinimigo, o tucano José Serra.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
BANCADAS DO PT E PMDB DE SETE LAGOAS FAZEM MANIFESTO DE APOIO A DILMA
Vereadores declaram apoio a Dilma
Nós vereadores da Câmara Municipal de Sete Lagoas, manifestamos nosso voto e apoio à candidata Dilma 13 para presidente. É importante ressaltar que o Governo Lula e a Ministra Dilma, ao longo do mandato tem tido uma atenção muito especial às necessidades de políticas públicas voltadas para o nosso município, especialmente no que tange a área social.
Um exemplo disso é o Programa Bolsa Família, que até o momento em 2010, contemplou Sete Lagoas com 5 milhões de reais para atender mais de 8000 famílias em vulnerabilidade social. Para a educação foram mais de 7 milhões de reais, sendo que somente para o Fundo da Educação Básica (FUNDEB), o município recebeu 5 milhões. Já na saúde, o Governo Lula ajuda a manter o SAMU, a Farmácia Básica, as Farmácias Populares, a Saúde da Família, a Saúde Básica, a Vigilância em Saúde, os atendimentos na saúde de média e alta complexidade. Para isto foram destinados cerca de 26 milhões para Sete Lagoas somente este ano. Porém as principais ações que Lula e Dilma implementaram em Sete Lagoas foram em habitação e saneamento. O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em Sete Lagoas – com obras nos bairros Belo Vale e Verde Vale, bem como o Programa Minha Casa Minha Vida contemplou nosso município com um valor de aproximadamente 130 milhões de reais, atendendo com moradia digna e saneamento, milhares de famílias Setelagoanas.
Sem dúvida nenhuma, este é o maior recurso que um Governo Federal, na história, destinou para Sete Lagoas!
Por estas razões, reafirmamos nosso voto e apoio a Dilma 13 que, com certeza, continuará aberta às nossas reivindicações, para o bem de Sete Lagoas e região.
Claudinei Dias - PT Caio Dutra - PMDB
Celsinho Paiva - PT Gilberto Doceiro - PMDB
Dalton Andrade - PT João Pena - PMDB
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
RODRIGO VIANNA CONTA RELATO DE SUPOSTA ARMAÇÃO: A BALA DE PRATA ?
Em tempos de eleições, e tudo que já vi, li, e ouvi, este relato abaixo não nos pode deixar paranóicos, como também não tão inocentes. leia.
Blog Escrevinhador
Acabo de voltar da Universidade de São Paulo, onde acompanhei o ato pró-Dilma no prédio da História. O enorme saguão estava lotado. Emocionante. O professor Antônio Cândido mandou mensagem pela filha Laura de Melo e Souza. Alfredo Bosi leu um discurso preciso, elegante; mas ao mesmo tempo firme em defesa da candidata petista. A última fala foi de Marilena Chauí, aplaudida de pé. A professora de filosofia trouxe – ao público de estudantes e funcionários da universidade - uma preocupação: a possibilidade de atos violentos nos últimos dias de campanha. Fez referência a boatos que já circulam na internet.
Hoje, recebi de Fernando Macedo o seguinte relato.
“Sou morador de São Paulo do bairro Santa Cecília, que fica próximo a avenida São João, e ontém ouvi duas pessoas em um bar que fui nesta avenida, falando baixinho ( até certo ponto ), sobre a armação que tá sendo criada para o dia 29 de outubro.
Segundo estas pessoas um número x de camisas foi mandada ser feita com a insignia do PT, a estrelinha, e muitas pessoas vão estar na passeata que FHC promove neste dia, o 29 de outubro, criando um badernaço sem igual e que terá grande mídia cobrindo, com estas camisas sempre aparecendo.
Falavam as duas pessoas que toda a grande mídia já sabe deste fato, e que isso quer fazer as pessoas pelo JN dar cobertura, e outras mídias também, de isso fazer o voto mudar, por sentimentalismo das imagens demonstradas, como eles falavvam, de total vandalismo no centro de São Paulo, por parte de petistas.Serão apresentadas muitas pessoas ensanguentadas.
Escrevi para o Blog do Altamiro Borges, e estou escrevendo para quem pode fazer alguma coisa, no sentido de nos reunirmos e fazermos uma vigilia pública em local também público de São Paulo, por que o PSDB vai querer colocar fogo nas eleições, desacreditando a Dilma. Desacreditando no PT.
E preciso que alguém me ajude nisso.
Temos que colocar um local no centro de São Paulo, permanentemente visivel para todos, para que possamos fazer o que precisa ser feito, nesta reta final de eleições. escrevi para o Altamiro Borges no sentido do mesmo fazer um novo encontro pela liberdade de expressão, e em local público para que isso possa ser contido.
Não podemos dar bobeira alguma.
Eu ouvi estas pessoas conversando no bar e fiquei bastante preocupado, por causa de como elas tratavam disso, e pareciam saber demais para não ser verdade o que falavam.
Meu cel é: (11) 8606 XXXX
Me chamo Fernando e estou a disposição.
===
Teoria conspiratória? Pode até ser…
Liguei para o Fernando agora há pouco. Ele existe, disse que é comerciante na região central de São Paulo. Explicou que os dois homens no bar tinham entre 35 e 40 anos – mais altos do que a média dos brasileiros. Um deles usava blazer e o outro usava jeans e camiseta.
É uma história que merece ser checada: um leitor escreve – dá detalhes, número do telefone. Uma professora da USP fala do mesmo assunto num ato com quase 2 mil pessoas.
Não estou dizendo que isso possa ou não acontecer. Mas diante do clima esquisito (pra dizer o mínimo) nessa reta final, acho que não podemos descartar nada.
DE SANTO SERRA NÃO TEM NADA !
MATÉRIA DA FOLHA
Polícia aprende panfletos
contra Dilma em São Paulo
DE SÃO PAULO
A Polícia Civil de São Paulo aprendeu na tarde desta segunda-feira folhetos que associam a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, a práticas terroristas durante a ditadura.
Segundo o PT de São Paulo, o material estava sendo distribuído em Perus (zona norte de SP) por cerca de 30 pessoas com camisetas, adesivos e bandeiras da campanha de José Serra (PSDB).
A polícia foi ao local a pedido de um dirigente petista.
O 46º Distrito Policial informa que foi registrado um TCO (Termo Circunstancial de Ocorrência).
O material foi apreendido porque não havia identificação como exige a legislação eleitoral e por ser ofensivo.
Cerca de 10 pessoas são ouvidas na delegacia.
ROVAI ANTECIPA PESQUISA VOX DE HOJE A NOITE
Abaixo o que o Blog do Rovai diz sobre a nova pesquisa VOX:
Vox/Band vai apontar diferença de 14 pontos nos válidos
A pesquisa Vox Populi que vai ser anunciada na TV Bandeirantes na noite de hoje teria fechado com a seguinte diferença: 14 nos votos válidos e 12 nos totais.
É tudo que consegui apurar.
Isso é uma ótima notícia para a campanha da Dilma.
Ontem algumas pessoas falaram em 18 pontos na pesquisa interna do PT. Esse dado não foi confirmado pelas pessoas que são responsáveis pelas pesquisas internas.
Vamos aguardar ! de hoje até sábado tem mais seis ! UFA !!!!
O QUE É ISSO GENTE !
Segundo o IG, “a caminhada do candidato do PSDB, José Serra, pela praia de Copacabana, contou com a colaboração de cerca de mil cabos eleitorais trazidos de Minas Gerais, de avião, e de Duque de Caxias, de ônibus”.
Diz o portal que “250 jovens mineiros – a maioria mulheres – que se intitulavam da “Juventude Universitária” distribuíam adesivos de Serra e gritavam os nomes de Aécio Neves e do governador eleito Antonio Anastasia.”
E faltou combinar direitinho o “script”:
““Sou da Juventude do PSDB”, disse a publicitária Isadora Sabino. Outra jovem disse ser do PSDB, mas em seguida foi “corrigida” por um rapaz, que afirmou serem da “Juventude do PPS”, responsável pelo pagamento das passagens do grupo.”
O resto da “massa” serrista foi trazido de ônibus pelo prefeito de Caxias, José Camilo Zito, que fretou mais de 40 ônibus para “importar” apoio para Serra.
sábado, 23 de outubro de 2010
"SANTA BOLINHA"
Bolinha provoca quatro pontos na cabeça de Serra
Enviado por luisnassif, sab, 23/10/2010 - 16:54O tracking diário do PT identificou uma abertura de quatro pontos na diferença entre Dilma e Serra. A abertura se deu em todas as regiões. Antes do episódio, Dilma mantinha uma dianteira de 12 pontos em relação a Serra. Depois, a distância aumentou para 16 pontos.As pesquisas qualitativas indicaram como principal fator o episódio da bolinha assassina. Os eleitores do PT na mostra caçoavam do episódio; os tucanos se mostravam envergonhados.
A avaliação qualitativa da campanha de ontem de Serra mostrou rejeição. Os adjetivos mais utilizados para descrever Serra foram "vingativo" e "autoritário".
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
PRÁTICA VELHA E ULTRAPASSADA
PF prende três no RS por suspeita de compra de votos para Serra
Detidos distribuíam alimentos em veículo com propaganda eleitoral.PSDB-RS nega relação com campanha do tucano.
Flagrante da suposta distribuição de alimentos em troca de votos em Coxilha (RS). À direita, detalhe do caminhão apreeendido pela PF nesta quinta-feira (21). (Fotos: Divulgação/PF)
A Polícia Federal prendeu três pessoas em flagrante nesta quinta-feira (21) em Coxilha (312 km de Porto Alegre) sob acusação de distribuição de alimentos para compra de votos.
Os dois homens e uma mulher detidos faziam distribuição de sacolas de alimentos em um caminhão com propaganda eleitoral do candidato à Presidência José Serra (PSDB).
O secretário-geral do PSDB no Rio Grande do Sul, Carlos Callegaro, negou relação da distribuição com a campanha. Afirmou ainda que os três detidos não são filiados ao partido e que o empréstimo do caminhão foi uma "asneira" de um funcionário do partido, que cedeu o veículo a pedido de uma assistente social que necessitava transportar as cestas até um bairro da periferia de Coxilha.
"É inacreditável. Emprestaram o caminhão e não se deram conta do que estavam fazendo", afirmou Callegaro ao G1.
O delegado da PF em Passo Fundo Celso Santos, responsável pelo caso, afirmou que a prisão ocorreu após denúncia de pessoas que presenciaram a distribuição dos alimentos.
Disse ainda que o caminhão saiu do comitê do PSDB em Passo Fundo e foi abordado pela Polícia Rodoviária Estadual.
Os detidos foram enquadrados no artigo 299 do Código Eleitoral (dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto), que prevê pena de prisão de até quatro anos e multa.
O caminhão e 18 sacolas de alimentos foram apreendidos pela PF (17 sacolas já haviam sido distribuídas). Os detidos foram encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Segundo o delegado Santos, os dois homens detidos disseram que estavam ajudando a mulher que também foi presa. A mulher, informou a PF, disse que só falará perante a Justiça.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
O "SANTO" AÉCIO
Amaury disse à PF que seu objetivo era “proteger Aécio”
O jornalista Amaury Ribeiro Jr., ligado ao chamado “grupo de inteligência” da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), confirmou em depoimento à Polícia Federal que encomendou dados de dirigentes tucanos e familiares de José Serra (PSDB), como a Folha revelou na edição de hoje.
Essas informações, obtidas ilegalmente em agências da Receita Federal em São Paulo, foram parar em um dossiê que, no começo do ano, circulou no comitê dilmista.
O repórter disse que iniciou seu trabalho de investigação quando era funcionário do jornal “Estado de Minas”, para “proteger” o ex-governador tucano Aécio Neves –que à época disputava internamente no PSDB a candidatura à Presidência.
Amaury não admitiu que pagou pelos dados nem que pediu a quebra de sigilo fiscal dos tucanos. O despachante Dirceu Rodrigues Garcia, porém, declarou à PF que o jornalista desembolsou R$ 12 mil em dinheiro vivo e que entregou a ele as informações protegidas por lei.
Amaury não disse à polícia se recebeu ou não orientação de Aécio ou de outros políticos de PSDB de Minas para levar adiante a pesquisa. Afirmou que iniciou a apuração após ter tomado conhecimento de que uma equipe de inteligência liderada pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra, estaria reunindo munição contra Aécio.
O jornalista contou, contudo, que foram pessoas do PT que roubaram os dados de seu computador pessoal. O laptop, segundo ele, foi violado neste ano num quarto de hotel em Brasília.
Amaury, nessa época, já estava ligado ao “grupo de inteligência” do comitê de pré-campanha de Dilma. Sua estadia na capital era paga por integrantes do PT.
O repórter contou, também, que os dados do dossiê foram vazados à imprensa por uma corrente do PT, envolvida em disputa interna por contratos na área de comunicação.
Segundo a Folha apurou, a PF avalia que os dados sigilosos estavam nesse computador.
O QUE O SERRA FALA, NÃO É O QUE O SERRA FAZ !
Aparelhamento tucano: estatais de SP abrigam aliados de Serra
As empresas estatais paulistas empregaram até o início do ano em seus conselhos de administração ao menos dez ex-parlamentares de partidos que apoiam a candidatura presidencial do ex-governador José Serra – alguns saíram em função da eleição e outros permanecem nos cargos.
A lista inclui a ex-vereadora e ex-subprefeita Soninha Francine (PPS), coordenadora de internet da campanha do tucano, lotada até hoje no conselho da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), apesar de não ter currículo que a gabarite para participar de um conselho de um órgão com este. Soninha nega haver favorecimento político na indicação e diz não ver problema em acumular a função com a coordenação da campanha do tucano José Serra à Presidência.
Além do PPS e do PSDB, a relação inclui políticos que ficaram sem mandato do DEM, PMDB e PTB, cujos diretórios estadual (no caso peemedebista) ou nacional apoiam Serra. Alguns deles são de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Todos recebem, por reunião mensal, entre R$ 3,5 mil e R$ 4,4 mil, o chamado jetom. Como o regulamento permite até 2 sessões remuneradas por mês, eles podem acumular até R$ 7 mil e R$ 8,8 mil no período.
O Jornal da Tarde obteve nomes dos conselheiros a partir de balanços de 2009 das estatais publicados em Diário Oficial até abril deste ano, mês no qual Serra renunciou ao governo para disputar à Presidência, sendo substituído por Alberto Goldman (PSDB).
Na lista, há seis políticos que já deixaram os conselhos este ano para saírem candidatos, assumir mandato eletivo ou trabalhar nas campanhas. É o caso, por exemplo, do ex-secretário-geral da Presidência no governo FHC e tesoureiro nacional do PSDB, Eduardo Graeff, auxiliar de comunicação na campanha de Serra. O tucano aparecia como conselheiro da Cetesb até abril deste ano, mas, segundo o governo, já deixou o cargo.
Junto com Soninha até hoje na Cetesb estão ainda os ex-deputados federais Koyu Iha (PSDB-SP) e Ney Lopes de Souza (DEM-RN). Todos ganham jetom de R$ 3,5 mil, o que corresponde a 30% do salário dos diretores da companhia, atualmente em R$ 11,8 mil. Em dezembro, todos os conselheiros recebem o equivalente a dois jetons de gratificação.
Já o suplente de senador João Faustino (PSDB-RN), que era subsecretário da Casa Civil, recebia até julho jetons da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de R$ 3,5 mil, e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), de R$ 4,4 mil. Ele só deixou o cargo há três meses para assumir mandato por conta da licença do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
Quem também esteve em conselho – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) – até o limite permitido pela lei eleitoral (março) foi o ex-deputado federal Márcio Fortes (PSDB-RJ), que atua como um dos arrecadadores da campanha de Serra. Ele se afastou do cargo para ser vice de Fernando Gabeira (PV-RJ) na disputa ao governo do Rio.
Na Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codasp) estava o ex-deputado Edinho Araújo (PMDB), que renunciou para concorrer a federal. Na Dersa, CDHU e Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) estavam, respectivamente, ex-deputados Claury Silva (PTB), que era secretário de Esportes, e Ronaldo Pereira (PSDB-TO) e o ex-senador Geraldo Melo (PPS-RN), que, segundo o governo, deixaram os cargos este ano.
O governo estadual enviou uma nota por e-mail à reportagem do JT afirmando que não existe loteamento de cargos e diz que “75% dos cargos dos conselhos são ocupados por representantes ligados diretamente ao governo”.
A gestão afirma que existem hoje 223 conselheiros em 21 empresas paulistas. Os dados mostram que há 16 secretários de governo ocupando a presidência das estatais, 98 servidores graduados do Executivo, 7 acionistas minoritários, 35 “representantes da sociedade civil com perfil técnico, econômico ou político” e outros.
O preenchimento de cargos em empresas estatais é, como se sabe, um dos principais artifícios usados pelos governantes para “completar salários” de ocupantes de cargos de confiança, que não passaram por concursos públicos. Aboletados nestes cargos que lhes exige apenas a participação em esporádicas reuniões para fazer jus ao devido “jetom”, os “conselheiros” ganham um atrativo a mais para se “sacrificar pela vida pública”.
Também é usado este expediente para agradar políticos aliados que não puderam ser acomodados em cargos fixos no aparelho de Estado. Para quem tem feito campanha eleitoral acusando diretamente o governo federal de contratar “amigos e companheiros” para inchar a máquina pública, a revelação do JT cai como uma bomba.
Com Carta Capital e Jornal da Tarde
DILMA AVANÇA: IBOPE E SENSUS
Ibope aumenta vantagem de Dilma
Informa o DataPolvo, instituto de pesquisa deste blog: aumentou a vantagem de Dilma sobre Serra na pesquisa Ibope a ser divulgada logo mais pelo Jornal Nacional.
Na pesquisa do último dia 13 era de 6 pontos percentuais. Agora ficará aí pelos 11 pontos.
A última pesquisa Vox Populi apontou Dilma na frente com 12 pontos.
O Instituto Sensus fechou ontem sua mais nova pesquisa. Espantou-se com a descoberta de que Dilma abrira pouco mais de 14 pontos de vantagem. Então resolver refazer as contas.
A Sensus será divulgada amanhã de manhã.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
CONTRIBUIÇÃO DO TCHÓ
Querida Marina Silva
A Boa Nova de Jesus Cristo é deveras surpreendente.
Pedro em alguns momentos demonstra um vacilo na fé e se afunda nas águas sobre as quais caminhava antes, ou nega Cristo, ou sai para a violência cortando a orelha de um soldado. Mesmo assim Jesus Cristo entrega-lhe uma grande missão.
Saulo, antes perseguidor dos cristãos, se torna Paulo, para levar a mensagem do Reino até os confins da Terra e se torna mártir, prisioneiro da Palavra, da mensagem de salvação e é, hoje, exemplo para todos os cristãos.
Judas trai o Mestre e Pilatos, que nem era seguidor do Messias, reconhece Jesus como Justo e, para não assumir a responsabilidade da condenação, lava as mãos e faz um plebiscito cujo resultado já era previsto: Cristo ou Barrabás? E esta atitude de omissão o introduz na história do cristianismo.
A história é omissa quanto ao destino desse governante.
As Escritura, porém, é severa com esse tipo de atitude:
“Porque é morno, nem frio nem quente, estou para vomitar você da minha boca.” (Ap. 3, 16)
Depois dessas palavras só lhe faço duas perguntas:
1 – Você acha que os projetos representados por Serra e por Dilma são iguais - tese do Plínio, que não exclui a sua candidatura?
2 – Na sua reflexão qual será o destino histórico e, ou, transcendental dos mornos, isto é, dos omissos ou ditos independentes?
Geraldo Francisco Barbosa – Tchó
Cristão Católico e Ecumênico
Sete Lagoas – MG
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
ARRANCADA PARA A VITÓRIA !
COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,
A hora é agora ! não dá mais prá ficar parado e esperar que a vitória de Dilma e do PT caia do céu. Sei que cada um de nós, petistas e simpatizantes, pode contribuir e muito para garantir a vitória de Dilma em Sete Lagoas e região. É preciso sair às ruas, nos bares, igrejas, feiras, escolas, etc... e fazer o debate político com cada pessoa, cada cidadão e cidadã desta cidade, e no discurso do convencimento, ganhar os votos que foram de Marina e garantir o voto de quem já votou em Dilma no primeiro turno.
Este segundo turno não está sendo fácil prá militancia do PT. O adversário usa o sub-mundo da política para caluniar Dilma e o PT, com argumentos que sugerem a Inquisição e a Ditadura e depois posa como um homem de "bem". O preconceito contra o presidente Lula, da classe média alta do país só estava adormecido e volta com força total, embalado por grupos conservadores e de extrema direita religiosa. Isso sem falar na mídia, que, tenta de toda forma atingir nossa candidata. As manchetes contra o PT são em letras garrafais e em primeira página, as do Serra e do PSDB, num canto na pág. 9, ou sei lá qual. A guerra é desigual, e quem vai dar a resposta são os mais humildes deste país, juntamente com a militância, que deve ocupar as ruas todos os dias, como sempre fizemos. Pare e pense: de que forma eu posso ajudar, com o tempo e a disponibilidade que tenho?
Vamos fazer uma corrente. A partir de quarta, nosso comitê ( antigo comitê do Pimentel ) estará aberto até as 19 horas, e quem estiver precisando de material de campanha esteja a vontade. Uma reunião na terça com a executiva do PT vai construir uma agenda da campanha da Dilma no segundo turno, e estarei divulgando aqui neste espaço as atividades propostas. Agora, não esperem só nós chegarmos até vocês, talvez por falta de tempo isso não aconteça. Espero a iniciativa de cada um e de cada uma, do gesto grande ao gesto mais simples, na alegria de podermos construir um Brasil melhor para todos e todas.
Luciano Lyra
BOA NOTÍCIA PARA A CAMPANHA DE DILMA
Melhor para Dilma
O DataPolvo, instituto de pesquisa deste blog, antecipa como de hábito: a nova pesquisa do Instituto Vox Populi deixará Dilma um pouquinho mais tranquila. Logo, Serra...
Os resultados da pesquisa madrugarão nesta terça-feira estampados na página principal do portal IG.
sábado, 16 de outubro de 2010
MÔNICA SERRA FEZ ABORTO !
O jornal Folha de S.Paulo publica neste sábado (16) reportagem intitulada "Monica Serra contou ter feito aborto, diz ex aluna." O texto assinado pela colunista Monica Bergamo ocupa a metade inferior da página 10. A ex-aluna é Sheila Canevacci Ribeiro, de 37 anos, que teve Monica Serra como professora de dança na Universidade de Campinas (Unicamp).
A reportagem de Monica Bergamo descreve, a princípio, frases que Sheila postou em seu Facebook um dia depois do debate na TV Bandeirantes. Na segunda-feira, 11, Sheila dizia em seu perfil no Facebook que escrevia para "deixar minha indignação pelo posicionamento escorregadio de José Serra" em relação ao tema aborto.
Sheila escreveu, relata a Folha de S.Paulo, que Serra não respeitava "tantas mulheres começando pela sua própria mulher. Sim, Mônica Serra já fez um aborto", relatou a ex-aluna em texto republicado por sites e blogs ao longo da semana e que agora teve sua veracidade de autoria confirmada pela Folha.
A colunista Monica Bergamo relata ter conversado não apenas com Sheila, mas também com outra das ex-alunas de Mônica Serra que ouviram o relato da então professora sobre o aborto. À Folha, está dito na reportagem, "a bailarina diz que confirma 'cem por cento' tudo que escreveu" em seu Faceboook.
À colunista Monica Bergamo, Sheila confirmou um dos principais trechos escritos em seu Facebook. Nele, a ex-aluna de Monica Serra desabafa:
"Com todo respeito que devo a essa minha professora, gostaria de revelar publicamente que muitas de nossas aulas foram regadas a discussões sobre seu aborto traumático".
Em seguida, indagou a ex-aluna de Monica Serra em seu Faceboook e reproduziu a Folha: "Devemos prender Monica Serra caso seu marido fosse (sic) eleito presidente?".
A reportagem da Folha de S.Paulo tem, logo ao lado direito do texto, uma reprodução de santinhos que o candidato José Serra tem distribuído para eleitores. Com a foto do tucano, o santinho é encimado pela citação "Jesus é a verdade e a justiça".
A Folha localizou em Brasília uma colega de classe de Sheila, ela também ex-aluna da esposa do candidato tucano. Professora de dança na capital federal, informa Monica Bergamo, essa segunda ex-aluna concordou em falar sob a condição do anonimato.
A colega de Sheila contou, descreve a Folha, que, nas aulas, as alunas se sentavam em círculos, criando uma situação de intimidade. Enquanto fazia gestos de dança, descreve a Folha, Monica Serra explicava como marcas e traumas da vida alteram movimentos do corpo e se refletem na vida cotidiana.
Segundo a ex-estudante, continua a Folha de S. Paulo, "as pessoas compartilhavam suas histórias, algo comum em uma aula de psicologia. Nesse contexto, afirmou, Monica (Serra) compartilhou sua história com o grupo de alunas. Disse ter feito o aborto por causa da ditadura", informa a Folha.
Prossegue o relato na Folha de S.Paulo:
Ainda de acordo com a ex-aluna, Monica disse que o futuro dela e do marido, José Serra, era muito incerto. Quando engravidou, teria relatado Monica à então aluna, o casal se viu numa situação muito vulnerável.
Depois do golpe militar no Brasil, Serra se mudou para o Chile, onde conheceu a mulher, Veronica. Em 1973, com o golpe que derrubou Luis Allende e levou o general Augusto Pinochet ao poder, Serra e Monica mudaram-se para os Estados Unidos.
À Folha e a Monica Bergamo, Sheila faz questão de manifestar qual é a essência da sua decisão ao falar: "Ela (Monica Serra) não confessou. Ela contou. Não sou uma pessoa denunciando coisas. Mas (ela é) uma pessoa pública, que fala em público que é contra o aborto, é errado. Ela tem uma responsabilidade ética."
A Folha traz ainda, em meio ao material, um ligeiro perfil de Sheila Canevacci Ribeiro. Revela que Sheila diz ter votado em Plínio de Arruda Sampaio e que declara voto em Dilma no segundo turno, ainda que não pretenda votar por conta de uma viagem para o Líbano já marcada.
No perfil que traça de Sheila, a Folha mostra, por outro lado, as ligações da família da ex-aluna de Monica Serra com o PSDB.
Sheila é filha da socióloga Majô Ribeiro, ex-aluna de Eva Blay no mestrado da USP. Eva Blay, foi suplente de Fernando Henrique Cardoso no Senado, informa a Folha. Majô, mãe de Sheila, foi ainda pesquisadora do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais da USP, fundado pela ex-primeira dama Ruth Cardoso (1930-2008).
Militante feminista, Majô, a mãe de Sheila, foi candidata derrotada a vereadora e a vice-prefeita em Osasco. Pelo PSDB.
À Folha a socióloga disse estar "preocupada" com a filha, mas afirma - é o relato no jornal - que a criou para "ser uma mulher livre" e que ela "agiu como cidadã".
Sheila é casada com o antropólogo italiano Massimo Canevacci, que foi professor de antropologia cultural na Universidade La Sapienza, em Roma, e hoje dirige pesquisas no Brasil.
A Folha informa ainda que a assessoria de Monica Serra "não respondeu aos questionamentos feitos pelo jornal "a respeito do relato de suas ex-alunas".
Diz ainda que o jornal procurou Monica Serra pela primeira vez na manhã de anteontem (A quinta-feira, 14): "Segundo sua assessoria, ela havia viajado para o Chile e não seria possível localizá-la naquele momento".
Por fim, conta colunista Monica Bergamo, "entre quinta-feira e ontem (sexta-feira, 15) a reportagem telefonou seis vezes e enviou cinco e-mails para a assessoria. Recebeu uma mensagem com a seguinte afirmação: "Não há como responder".
Assinar:
Postagens (Atom)