EM Data mostra empate técnico entre Itamar e PimentelCom 68% das intenções de voto, Aécio Neves tem vaga garantida
Isabella Souto - Estado de Minas
Publicação: 23/09/2010 06:18 Atualização: 23/09/2010 07:13
![]() ![]() | |
Clique aqui para conhecer os detalhes da pesquisa em Minas |
Em relação à pesquisa feita no fim de agosto, Pimentel cresceu nove pontos percentuais, saltando de 24% para 33%, enquanto Itamar Franco teve uma oscilação negativa de um ponto percentual: 41% para 40%. Parte dos votos do petista pode ter vindo ainda de Aécio Neves, que caiu de 76% para 68%. “O número de indecisos também teve uma oscilação negativa e à medida que Pimentel se tornou mais conhecido, ele pode ter sido o mais favorecido”, explica o diretor do Instituto EM Data, o cientista político Adriano Cerqueira.
Na sondagem espontânea, em que não é apresentada ao eleitor a lista com o nome dos candidatos, o ex-governador Aécio Neves mantém vantagem sobre os demais postulantes ao cargo, com 36% das intenções de voto. Itamar e Pimentel aparecem novamente tecnicamente empatados, levando-se em conta a margem de erro, com uma diferença ainda menor: 21% e 17%, respectivamente. Os outros candidatos somaram juntos 4%. Os votos em branco e nulos atingiram 122%.
O número de indecisos apontado pela pesquisa estimulada foi de 36%, o que é reflexo do desconhecimento dos candidatos, considerado ainda alto, embora menor. Outra prova disso, na avaliação de Adriano Cerqueira, está no índice elevado de eleitores que não sabem ou não responderam o número de seu candidato: 177%. Apenas 10% dos entrevistados sabem que o 456 pertence a Aécio Neves. Outros 6% identificaram o 133 como o número de Fernando Pimentel e 5% sabem que deverão digitar 234 para votar em Itamar Franco. Os números de todos os demais candidatos não foram identificados pelos eleitores.
Para Adriano Cerqueira, o fato pode ser explicado pela complexidade destas eleições – serão seis candidatos a escolher e 25 teclas para apertar. “Os candidatos ainda terão que gastar muito dinheiro para rodar santinhos com seus números e carro de som para anunciar sua candidatura. Pode aparecer muito voto nulo, porque na hora o eleitor não vai saber o que digitar”, adverte. Ele lembra que apenas 11% dos eleitores entrevistados disseram estar muito interessados nestas eleições, enquanto 30% estão interessados. E o índice daqueles que acompanham a propaganda eleitoral de rádio e televisão, principal meio de divulgação das candidaturas, não passa de 51%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário