Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BASTIDORES DAS PESQUISAS

A dança das pesquisas

No QG da campanha de Dilma Rousseff, em Brasília, não se conseguiu entender a pesquisa Datafolha divulgada hoje pela Folha e pelo Estadão. Pela pesquisa, haveria possibilidade de dar segundo turno, já que a diferença entre Dilma Rousseff e a soma dos demais candidatos estaria dentro da margem de erro.
Pelo tracking da campanha, Dilma mantém diferença de 30 pontos em relação a Serra e de 17 pontos em relação ao conjunto de candidatos. Acredita-se que, em uma pesquisa ampla essa diferença poderá cair um pouco, mas não de forma significativa.
Além disso, o tracking identifica mudanças de tendência muito mais rapidamente que as pesquisas tradicionais. E, no caso do tracking da campanha de Dilma e do PT, nada disso ocorreu.
Nos bastidores do debate da TV Record, assessores de Serra já anunciava pesquisas dando segundo turno – antes que houvesse a totalização do Datafolha. E o jornal fez questão de repartir o "furo" com o Estadão.
Além disso, haverá nova pesquisa na quinta-feira, todas devidamente divulgadas pelo Jornal Nacional.
Não se descarta liminarmente a possibilidade de uma nova onda, que teria sido captada pelo Datafolha antes de todos os demais. De fato, até agora nenhum dos institutos – Ibope, Vox e Sensus – captaram esse movimento. Se o Datafolha acertar, será surpresa. Afinal, foi o último instituto a detectar o avanço de Dilma. E isso com dois meses de atraso em relação aos demais institutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário