O PT de Contagem já definiu quem será o candidato do Partido na sucessão municipal, em 2012. O escolhido foi o deputado estadual Durval Ângelo, que já foi vereador da cidade, por dois mandatos e mora em Contagem há mais de 30 anos. A pré-candidatura do parlamentar foi decidida em debate, no último dia 15, na Casa do Movimento Popular, do qual participaram mais de 500 filiados e que contou com a presença de lideranças expressivas do partido, como os deputados federais Gabriel Guimarães e Reginaldo Lopes, presidente do PT Estadual, os deputados estaduais Paulo Lamac e Adelmo Leão, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, o ex-deputado Virgílio Guimarães e o presidente de honra do PT-BH, Aluísio Marques. Tratou-se do último de quatro debates em diferentes regiões do município, com o objetivo de definir a pré-candidatura petista.
O anúncio oficial da prefeita Marília Campos, durante o debate, de que apoiava a pré-candidatura do parlamentar foi o fiel da balança para que o diretório municipal petista decidisse pelo nome de Durval. A prefeita destacou a importância da continuidade do atual governo, principalmente das políticas de inclusão social em curso. Ela reconheceu os valores de todos os pré-candidatos, mas disse considerar o nome de Durval o que tem, no momento, maior sustentação, maior lastro e mais condições de dar prosseguimento ao projeto do PT na administração municipal. Para Marília Campos, o deputado tem duas características essenciais à construção de uma candidatura vitoriosa: a coragem para enfrentar as adversidades e perigos de uma campanha em Contagem e o diálogo com as bases e partidos aliados.
O então pré-candidato a vereador Kawlpter Prates anunciou que estava retirando seu nome em apoio ao deputado. Também o pré-candidato Amarildo de Oliveira retirou seu nome, através de carta lida pelo secretário de governo de Contagem, Hamilton Reis. Emocionado, o deputado Durval Ângelo agradeceu o apoio dos dois companheiros. Na avaliação do parlamentar, o PT Contagem tomou uma decisão madura, muito bem debatida e, ao final, consensual. Decisão que levou em conta um objetivo maior, que é a continuidade do projeto democrático popular em Contagem. Ele considerou, também, que a discussão voltou o olhar para a realidade nacional, no sentido de que Contagem é fundamental para a repercussão das ações do Governo Dilma. “Acho que a decisão de Contagem vai dar exemplo ao PT em Minas, da necessidade da união e de colocarmos os objetivos coletivos, partidários, à frente de projetos pessoais”, afirmou.
Pré-candidatura respeitará prazos eleitorais
Durval Ângelo faz questão de ressaltar que se trata, ainda, de uma pré-candidatura e garante que vai obedecer, rigidamente, todos os prazos da Justiça Eleitoral. “Só serei candidato, após junho do ano que vem, quando serão realizadas as convenções partidárias. Portanto, não haverá qualquer antecipação de campanha. O que vou fazer é manter o forte trabalho de base que já realizo em Contagem”. Para ele, a antecipação da escolha da pré-candidatura foi importante para evitar disputas artificiais e possibilitar que se iniciem logo conversas preliminares, na busca de apoios. “Este período é de diálogo. Ao mesmo tempo, a gente consegue amalgamar uma visão de unidade, pois não fica qualquer cicatriz. A antecipação possibilita também mais tempo para articularmos um leque amplo de partidos coligados que vão caminhar conosco. Como diz o velho ditado, 'quem sai na frente, bebe água limpa'”, explicou.
Também o presidente do PT Contagem, Lindomar Gomes, considerou positivo o processo de definição da pré-candidatura. “A unidade que criamos internamente, sem dúvida, fez o PT mais forte e unido para qualquer disputa. Posso afirmar que não temos nenhuma cisão interna. Tudo foi construído de forma democrática e consensual. Este processo legitima mais nosso pré-candidato. Ele não é pré-candidato dele mesmo ou de um grupo, mas o pré-candidato da militância do Partido dos Trabalhadores”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Durval Ângelo
Foto: Chicão do PT
Foto: Chicão do PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário