Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ELEIÇÕES DA CÂMARA


Caros companheiros(as) e amigos(as),

Quero em poucas linhas dizer o que vi e senti na reunião da Câmara de hoje, onde foi eleita a nova mesa da Câmara para o biênio 2011-2012. 

Todas as vezes em que fui à Câmara acompanhar reuniões, e foram pouquíssimas vezes em que isso aconteceu, sempre tive o sentimento que aquilo que se falava da tribuna era teatro. Tudo estava resolvido antes, na famosa reunião dos "acordos", que até entendo e sei que a democracia tem nuances que as vezes não entendemos, mas que faz parte do jogo. 

O clima era tenso. Cheguei à Câmara por volta das 15h30 com três correspondências da executiva  endereçadas aos três vereadores do PT, com o fechamento de questão no apoio ao chamado "grupo dos oito" que tinham como postulantes os vereadores Claudinei e Dalton, 1º e 2º vice presidente respectivamente. O partido já havia tomado esta decisão internamente e seria importante a lembrança para a bancada.

Começa a reunião com o requerimento do vereador Caio Dutra pedindo o adiamento da eleição alegando vícios no processo de inscrição das chapas. Reclamava que o prazo para inscrição se encerrou às 17 horas, e que sua chapa foi inscrita depois do horário. Uai ! pensei ! então não deveria nem estar concorrendo, era eleição de chapa única. Quem estava na ilegalidade era sua própria chapa. E mais, a chapa que poderia se sentir lesada, não reclamava. 

A jogo era outro. Acho. Continuar a reunião era certeza de derrota. Adiar a eleição era o tempo necessário para convencer outros pares a apoiar outra chapa. Ou, perder? tudo bem, mas dependia de como seria esta derrota. Não tinha nada de ilegal no processo e a reação do vereador Claudinei Dias foi exatamente proporcional à indignação da platéia presente. Acho que muitos se assustaram com o discurso inflamado de Claudinei, inclusive seus companheiros de Câmara.

Depois disso, o presidente Duílio paralisa a reunião por tempo indeterminado para que os vereadores pudessem se reunir separadamente do povo, para entrarem num acordo. Sei. 

Na volta a grande surpresa. Depois de uma interrupção com ânimos inflamados, a volta foi uma calmaria só, com direito a momentos de emoção. Caio Dutra desiste de ser candidato, apóia Toninho Rogério, e num efeito dominó todos da chapa do então candidato Caio, desistem das candidaturas. Resultado: eleição em chapa única. Olha só, parece que estava adivinhando. O acordo foi feito a portas fechadas e ninguém sabe seus termos. E acho que nunca iremos saber. Fato é que o consenso foi encontrado e para isto que serve o diálogo e espero que tudo tenha sido feito em alto nível.

Agora nos resta sonhar com uma direção de Câmara melhor. Pesquisas internas de avaliação que vi durante a campanha de 2010 mostrava uma Câmara muito mal avaliada pela população. 

Como sonhar não custa nada, proponho ações importantes para a próxima direção:

* Reuniões em horário diferente. 15 horas é horário em que a população não pode participar

* Revisão do Regimento interno da Câmara

* Realização de concurso público para diversos cargos administrativos da Câmara.

* Se já existe não é atuante, e se não existe, criar a Comissão de Participação Popular. Levar a Câmara para reuniões nos bairros, escolas, associações. Criar o Parlamento Jovem.

* Pautar a discussão dos grandes problemas que o município enfrenta: educação, saúde, reforma urbana, plano diretor, orçamento participativo, saneamento e água, violência e drogas etc...

* Promover a transparência da Câmara, com prestação de contas via web de tudo que a Câmara recebe e gasta. Mostrar como é gasta a verba a que todo gabinete tem direito, que acho que chega a 6.000,00 mensais. O ministério público já está de olho neste gastos, então, como disse Carlão no seminário que o PT realizou: "onde está um pouco escuro, devemos jogar luz."

* Criar leis que beneficiem a maioria da população.

* Ter boa interlocução com o executivo para aprovação de projetos de interesse para a cidade.


São pequenas ideias. Sonhos demais.

Parabéns à nova mesa diretora da Câmara. Parabéns ao grande articulador do grupo dos oito: Claudinei Dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário