Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PT DE BH DEVE LANÇAR CANDIDATO PRÓPRIO EM 2012


A anunciada pacificação entre o PT e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e a promessa de se discutir a sucessão municipal apenas no próximo ano pode ser apenas uma fachada. Informações de bastidores dão conta de que o PT de Belo Horizonte não conta com Lacerda para 2012 e a tendência mais forte, neste momento, é que a legenda lance candidato próprio nas eleições municipais.
Os petistas estão insatisfeitos com as mudanças feitas por Lacerda na prefeitura. O partido agora está divido entre aqueles que querem continuar como base do governo por mais um tempo - para sustentarem aliados que participam da administração municipal - e aqueles que querem romper com o prefeito imediatamente. A grande preocupação é a relação com o PSB nacional.
Depois de se reunir com petistas, na última segunda-feira, e, na teoria, fechar um acordo para não antecipar as eleições do ano que vem, o prefeito nomeou diversos tucanos para cargos de confiança na administração municipal. O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio Neves (PSDB), Raphael Guimarães Andrade, por exemplo, foi nomeado agora secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da prefeitura. Outras nomeações também foram feitas. Aliado às nomeações, os petistas da capital ainda não engoliram o apoio do prefeito ao tucano Léo Burguês para a presidência da Câmara Municipal.
As atitudes de Lacerda levaram grande parte das lideranças petistas à conclusão de que o prefeito já escolheu os tucanos como aliados para o ano que vem. O PT formou um fórum para analisar a situação e até o final do ano deverá apresentar a palavra final.
Dentro do partido, existe hoje uma ala que defende que o PT deve começar conversas com partidos aliados como PMDB, PCdoB e PRB. "O PSB se comporta hoje, em Minas, como um apêndice do PSDB. O prefeito deu provas contundentes que quer governar na forma do choque de gestão e nós não somos a favor disso", afirma o líder da oposição na Assembleia, Rogério Correia.
Segundo o presidente estadual do PT, deputado Reginaldo Lopes, se o fórum concluir que Lacerda irá, de fato, preferir caminhar com o PSDB, o partido romperá com o governo municipal. "Se ficar evidenciado que o Marcio optou pelo PSDB, nós saímos. Não tem problema nenhum. O PT estará preparado para apresentar candidatura própria", afirmou. "Evidente que todo governo impõe seu estilo e o estilo do Marcio é diferente do nosso estilo", completou.


Um comentário:

  1. E EM SETE LAGOAS? PARECE QUE O LEGISLATIVO NÃO SABE DIREITO O DEVER E A FORÇA QUE TEM! É UM BLOCO PARA UM LADO E OUTROS BLOCOS PARA OUTROS LADOS. ESSA DIVISÃO ENFRAQUECE O TODO. QUANDO SERÁ QUE O LEGISLATIVO VAI, REALMENTE, REPRESENTAR O POVO QUE O ELEGEU? E QUANDO SERÁ QUE AS REUNIÕES SERÃO EM HORÁRIO EM QUE O POVO POSSA PARTICIPAR E VER QUEM FICA NA REUNIÃO OU SOME, APARECENDO SOMENTE QUANDO TEM QUE LER SEU PRÓPRIO PRONUNCIAMENTO? E SABER QUE A MAIORIA NÃO LEGISLA EM PROL DO POVO, APENAS CUMPRINDO UM RITUAL VAZIO E INÓCUO. CREIO QUE O IDEAL SERÁ QUE, ASSIM COM A MAIORIA TEM UM TIME DE FUTEBOL, DEVERIA SER FILIADO A UM PARTIDO PARA TER MAIS CONSCIÊNCIA POLÍTICA E ASSIM PARTICIPAR MAIS DO DESTINO DA CIDADE. SERÁ?

    ResponderExcluir